terça-feira, 7 de maio de 2013

Adesivaço marcará Dia Nacional de Combate à Exploração de Crianças em Foz


O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente, celebrado no dia 18 de Maio, em Foz do Iguaçu, será marcado com uma grande campanha de mídia e uma caminhada de aproximadamente três quilômetros, pelas principais avenidas da cidade. 

O material da campanha foi apresentado na sexta-feira (3), pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Cláudia Pereira, durante a Reunião da Rede Proteger, no Sesc.
  
Todos os ônibus do transporte coletivo do município e do transporte de empregados da Itaipu serão adesivados com material alusivo à data. A proposta é sensibilizar a comunidade para o abuso e maus tratos cometidos contra a infância e incentivar a denúncia. Em Foz, somente o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria) atende, todos os dias, em média, seis meninos e meninas vítimas de abusos e maus tratos.
  
Caminhada
    
No dia 17 de maio, crianças, adolescentes e integrantes de entidades ligadas à defesa do direito infantojuvenil no município sairão, às 8h30, do 34º Batalhão de Infantaria Motorizado, para percorrer a Avenida Brasil até a Praça do Mitre, onde haverá apresentações culturais. 
   
A programação do Dia 18 de Maio é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Rede Proteger, com o apoio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu.
  
 “Não podemos permitir que este dia passe despercebido. A comunidade precisa saber que há muitos meninos e meninas sofrendo abusos e maus tratos na cidade. Precisamos incentivar a denúncia”, disse Criviam Paiva de Siqueira, da equipe da Assistência da Diretoria Geral Brasileira da Itaipu.
  
18 de Maio
  
A escolha da data é uma forma de lembrar a sociedade brasileira o caso Araceli Cabrera Sanches. No dia 18 de Maio de 1973, Araceli, então com oito anos, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por integrantes de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar. O silêncio de muitos resultou na impunidade dos criminosos.

Cerca de 30 anos depois, a então deputada Rita Camata, do Espírito Santo, presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional, apresentou o projeto de Lei 9.970, de 2000, que instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil.
 
Desde então, a sociedade civil promove atividades em todo o País para conscientizar a população e autoridades sobre a gravidade do problema.


Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário